Marca de Automóveis Inglesa Mini

0
576
artigo mini enjoy londres

Mini é uma marca de automóveis inglesa fundada em 1959 

A história do Mini tem um capítulo cult na Inglaterra. nasceu na Inglaterra em 1959 como um carro popular e acessível, característico da Europa pós-guerra. Como não havia muitos recursos disponíveis e muitas cidades estavam destruídas, a necessidade era de carros pequenos, baratos e práticos. Ele se tornou tão icônico quanto o modelo Fusca no Brasil.

Um pouco de sua trajetória:

Foi criado e fundado por Alec Issigonis e ao mesmo tempo, se tornou um modelo de automóvel. É uma subsidiária do grupo BMW desde 1994 com a Rolls-Royce. BMW comercializou alguns anos no princípio o Mini original, a frente de lançamento em 2001 um modelo novo. O construtor alemão BMW escolheu escrever em capitais, MINI, para diferenciar a série de veículos produzida desde 2001 do excêntrico de Míni, então. A segunda geração concebida (projetada) pela BMW foi lançada ao término de 2006. Em 2013, o Mini ficou disponível em sete carrocerias: sedan de três portas, cabriolet, Clubman (propriedade), Countryman (4 × 4), Paceman, Cooper Countryman, de dois lugares e roadster. Celebrou-se 500.000 cópias nos Estados Unidos, onde foi vendida desde 2002. 

302 carros vendidos na Índia em 2012 (ano de chegada oficial) e onde uma fábrica foi construída em 2013, este é o modelo Countryman . 

Uma nova minissérie foi lançada em 2014 (mini 3p, 5p). Em 2016, o novo Clubman foi projetado no mesmo estilo, mas ainda mais do que em 2013. O novo cabrio também foi lançado em 2016. Um novo Countryman foi lançado em 2017.

 Em 14 março de 2013, BMW nomeia o antigo patrão da Audi, Peter Schwarzenbauer, para a direção da Mini. Em abril de 2019, o grupo BMW nomeia Bernd Körber para a direção da marca Mini e substitui Peter Schwarzenbauer.

No dia 26 de Agosto de 1959 o Mini foi apresentado ao público como Austin Seven e Morris Mini Minor à venda por 496 libras. Todos os modelos tinham um motor com 848 cc e travões de tambor à frente e atrás. As versões DeLuxe tinham 3 instrumentos e janelas.

O primeiro Mini foi fabricado pela British Motor Corporation (BMC). Em sua estreia, a BMC já revelava dois ícones: o Morris Mini-Minor e o Austin Seven. De lá para cá, a MINI manteve o estilo charmoso e as linhas características de seus modelos, atualizados para os tempos modernos sem perderem sua essência original.

Cultura Mini

A Mini deu à viúva de George Harrison, Olivia Harrison, um Mini Cooper S produzido especialmente em homenagem ao beatle quieto. Olívia vai leiloar o carro para a World Foundation Charitable, criada por George em 1973. Em 1996, o empresário dos Beatles, Brian Epstein, deu um Mini Cooper S. para cada um dos quatro músicos da banda.

A estilista britânica Mary Quant, de 75 anos, que inventou a minissaia, disse que o nome de sua invenção não se deve ao tamanho da peça, e sim porque ela amava muito o carro que tinha à época que, inclusive, a inspirou a nomear minissaia (em inglês: miniskirt). 

O estilista britânico Paul Smith voltou a apresentar o Mini que ele personalizou, além dos veículos usados nos filmes Austin Powers e Uma saída de mestre.

História

Desenhada por Sir Alec Issigonis e lançado em abril de 1959, a primeira geração do Mini foi produzida, entre 1959 e 1968, na fábrica de Oxford. Na década de 1990, o controle da Mini passou para a Rover, depois comprada pela BMW. Em 1999, a Rover foi vendida e a produção encerrada no fim de 2000. Em 2001, a BMW lançou uma versão repaginada, mas sem perder o estilo da primeira geração.

Curiosidades sobre o Mini

  • O Mini inglês fez muito sucesso no Japão. Nos anos 90, o modelo E.R.A. Mini Turbo era o queridinho lá sendo considerado um ícone retrô.
  • John Cooper, o lendário mecânico que envenenou o Mini para as corridas, além de colocar a Inglaterra na história da Fórmula 1, faleceu no mesmo ano em que o Mini original parou de ser fabricado, em 2000.
  • O ícone da comédia britânica, Mr. Bean, arrancou risadas de muita gente junto ao seu Mini amarelo de 1976.
  • A ideia e o design do Mini veio da British Motor Corporation.
  • 2000: No dia 4 de Novembro sai da linha de produção o último Mini. No dia 24 de Dezembro faleceu John Cooper.
  • O nome “Cooper”, que segue até hoje em alguns modelos, veio de John Cooper, mecânico de carros de corrida que envenenou os Mini ‘s que foram para as corridas. De 1964 a 1967, o modelo foi uma surpresa no mundo todo, vencendo três disputas do rali de Monte Carlo em sequência.

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Preencha seu nome aqui