O Feijão com Arroz Inglês: Fish & Chips

0
648
 

Todo o país do mundo tem a sua comida típica. E a comida que é a cara do Reino Unido é o fish and chips! 

Ou seja, assim que nos encontramos pelas terras da Rainha Elizabeth temos que provar esse prato que faz parte da nutrição dos britânicos e recém chegados. Em pubs, restaurantes, “breakfast all day places”, e até nas casas dos ingleses pode-se encontrar como conhecido tira gosto ou refeição de família este prato que é delicioso.

Podendo sofrer algumas alterações de acordo com a raiz de quem prepara, você pode até encontrar um molho de curry para acompanhar as fritas. Esse assunto já dá vontade de provar imediatamente esse prato. Então vamos pra um pouquinho de história:

O prato tornou-se um modo de alimentação barato e rápido entre os membros da classe operária britânica, Na Inglaterra, o peixe frito e as batatas fritas surgiram separados nos menus há muitos anos, apesar das batatas só terem chegado à Europa no século XVII. 

Tendo sido originalmente um prato judaico, o peixe frito foi levado para a Holanda e para a Inglaterra por judeus portugueses e espanhóis sefarditas, nos séculos XVII e XVIII, na sequência da sua fuga às perseguições movidas pela inquisição. 

Tornou-se popular num âmbito mais alargado em Londres e no sudeste da Inglaterra em meados do século XIX. Charles Dickens menciona um “armazém de peixe frito” no seu romance “Oliver Twist”, publicado em 1838. Ao mesmo tempo, desenvolveu-se no norte da Inglaterra o comércio das batatas fritas. 

Afirma-se, de forma discutível, que a primeira loja de batata frita foi fundada num mercado de Oldham. Porém, existe incerteza quanto ao local e à data em que os dois produtos foram combinados para se tornarem a indústria de peixe com batatas fritas que existe hoje no Reino Unido. 

O primeiro registro de uma loja de peixe com batatas fritas em Londres indica que foi aberta em 1860 ou 1865, por Joseph Malin, apesar de se indicar ter sido antes criada outra loja por um ‘Sr. Lees’ em 1863 no norte da Inglaterra, em Mossley, no Lancashire.

É sempre muito legal conhecer um pouco da história do porquê que aquele prato se incorporou à vida e a dieta de tantas pessoas. Hoje mais do que nunca é necessário sentir o Reino Unido através do seu sabor e esse sabor tem o gostinho de FISH AND CHIPS!

Você pode chamar os locais que vendem e cair logo no gosto de ser um local ao falar que vai até um: chippies, chippers ou chip shops para comer um fish and chips.

Aqui vou deixar algumas dicas de pubs e locais londrinos em que você pode encontrá-lo quando estiver em Londres:

The Fish Club 

Endereço: 57 Clapham High Street

Kerbisher & Malt 

Endereço: 164 Shepherds Bush Road

Fish! Kitchen – Borough Market 

Endereço: Cathedral Street London, dentro do Borough Market

Masters Super Fish

Endereço: 191 waterloo rd.

Poppies 

Endereço: 6-8 Hanbury Street

Oliver’s Fish and Chips

Endereço: 95 Haverstock Hill.

Espero que você possa provar o melhor fish and chips da sua vida e que possa reproduzi-lo muitas e muitas vezes onde estiver.

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Preencha seu nome aqui