Modelo de carta convite para o Reino Unido

0
9353

A imigração do Reino Unido é uma das mais severas do mundo, e isso acaba tirando o sono de muitos passageiros. Mesmo aqueles que tem toda a documentação correta, quando chega na hora de falar com o ofocial de imigração o frio na barriga é inevitável.
Um dos documentos pode tranquilizar um pouco essa experiência é carta convite, e nesse artigo nos vamos te explicar o que é a carta convite

O que é a carta convite?

A carta convite é um documento em que um residente legal no Reino Unido assume a responsabilidade pela chegada e hospedagem de uma pessoa. O documento pode ser usado para comprovação de acomodação, um dos requisitos que pode ser pedido na imigração. Pode substituir, por exemplo, a comprovação de reserva de hotal, hostel ou Airbnb.

Na carta, o residente assume a responsabilidade pela acomodação e pelos gastos durante a estadia do visitante. Também se responsabiliza por outros gastos que possam surgir durante o período.

A carta convite é obrigatória?

A carta convite não é um documento obrigatório, muitas vezes ela nem é verificada pelo oficial de imigração. Isso não significa que você não deve dar importancia a carta convite. Ela poder ser crucial em algumas situações pois ela ajuda o passageiro a provar que a história que ele esta contanto é verídica.

Se o passageiro fala que está indo visitar a sua mãe, uma carta convite escrita pela mãe é uma evidência importante para mostrar que os fatos são reais.

Outro grande benefício da carta convite, é a ajuda na comunicação. Aqueles passageiros que não conseguem se comunicar em inglês podem usar a carta convite para dar o contexto da viagem para o oficial de imigração.

Resumindo, a carta convite não é orbigatória, nenhum oficial de imigração vai perguntar “onde está a sua carta convite?”, mas ela pode ser um fator fundamental na hora de entrar no Reino Unido.

Quem pode escrever uma carta convite?

Na grande maioria das vezes, apenas residentes legalizados no Reino Unido podem escrever uma carta convite. Muito raramente essa informação é verificada pelo oficial de imigração, mas todo cuidado é pouco.

Qual o melhor modelo de carta convite?

Não existe modelo perfeito, até porque cada caso é um caso e a carta convite deve refletir a situação do visitante. Alguns vão visitar a família, outros vão para alguma comemoração especial como casamento e aniversário. O mais importante é a carta convite estar alinhada com o motivo da viagem.

Essas são alguma informações que são importante estarem presentes na carta convite:

  • Nome
  • Endereço
  • Número do passaporte
  • Ocupação
  • Data de retorno ao Brasil

Modelo de carta convite genérica

Esse é um modelo genério que pode ser usado em diversas situações e pode ser alterado conforme a necessidade. Altere os campos em amarelos com os dados pessoas do passageiro e da pessoa que está ecrevendo a carta e anexe uma cópia do passaporte e uma prova de endereço das pessoas que estarão recepcionando o passageiro.

Baixe o modelo de carta convite aqui.

Espero que esse artigo tenha te ajudaro a entender mais sobre a carta convite para o Reino Unido. Se você ainda tiver alguma dúvida sobre a imigração para o Reino Unido, aconselho ler o nosso e-book imigração sem mistérios.

Te desejo uma boa viagem.

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Preencha seu nome aqui