Home Vida no Reino Unido Cultura Marca de Automóveis Inglesa Mini

Marca de Automóveis Inglesa Mini

0

Mini é uma marca de automóveis inglesa fundada em 1959 

A história do Mini tem um capítulo cult na Inglaterra. nasceu na Inglaterra em 1959 como um carro popular e acessível, característico da Europa pós-guerra. Como não havia muitos recursos disponíveis e muitas cidades estavam destruídas, a necessidade era de carros pequenos, baratos e práticos. Ele se tornou tão icônico quanto o modelo Fusca no Brasil.

Um pouco de sua trajetória:

Foi criado e fundado por Alec Issigonis e ao mesmo tempo, se tornou um modelo de automóvel. É uma subsidiária do grupo BMW desde 1994 com a Rolls-Royce. BMW comercializou alguns anos no princípio o Mini original, a frente de lançamento em 2001 um modelo novo. O construtor alemão BMW escolheu escrever em capitais, MINI, para diferenciar a série de veículos produzida desde 2001 do excêntrico de Míni, então. A segunda geração concebida (projetada) pela BMW foi lançada ao término de 2006. Em 2013, o Mini ficou disponível em sete carrocerias: sedan de três portas, cabriolet, Clubman (propriedade), Countryman (4 × 4), Paceman, Cooper Countryman, de dois lugares e roadster. Celebrou-se 500.000 cópias nos Estados Unidos, onde foi vendida desde 2002. 

302 carros vendidos na Índia em 2012 (ano de chegada oficial) e onde uma fábrica foi construída em 2013, este é o modelo Countryman . 

Uma nova minissérie foi lançada em 2014 (mini 3p, 5p). Em 2016, o novo Clubman foi projetado no mesmo estilo, mas ainda mais do que em 2013. O novo cabrio também foi lançado em 2016. Um novo Countryman foi lançado em 2017.

 Em 14 março de 2013, BMW nomeia o antigo patrão da Audi, Peter Schwarzenbauer, para a direção da Mini. Em abril de 2019, o grupo BMW nomeia Bernd Körber para a direção da marca Mini e substitui Peter Schwarzenbauer.

No dia 26 de Agosto de 1959 o Mini foi apresentado ao público como Austin Seven e Morris Mini Minor à venda por 496 libras. Todos os modelos tinham um motor com 848 cc e travões de tambor à frente e atrás. As versões DeLuxe tinham 3 instrumentos e janelas.

O primeiro Mini foi fabricado pela British Motor Corporation (BMC). Em sua estreia, a BMC já revelava dois ícones: o Morris Mini-Minor e o Austin Seven. De lá para cá, a MINI manteve o estilo charmoso e as linhas características de seus modelos, atualizados para os tempos modernos sem perderem sua essência original.

Cultura Mini

A Mini deu à viúva de George Harrison, Olivia Harrison, um Mini Cooper S produzido especialmente em homenagem ao beatle quieto. Olívia vai leiloar o carro para a World Foundation Charitable, criada por George em 1973. Em 1996, o empresário dos Beatles, Brian Epstein, deu um Mini Cooper S. para cada um dos quatro músicos da banda.

A estilista britânica Mary Quant, de 75 anos, que inventou a minissaia, disse que o nome de sua invenção não se deve ao tamanho da peça, e sim porque ela amava muito o carro que tinha à época que, inclusive, a inspirou a nomear minissaia (em inglês: miniskirt). 

O estilista britânico Paul Smith voltou a apresentar o Mini que ele personalizou, além dos veículos usados nos filmes Austin Powers e Uma saída de mestre.

História

Desenhada por Sir Alec Issigonis e lançado em abril de 1959, a primeira geração do Mini foi produzida, entre 1959 e 1968, na fábrica de Oxford. Na década de 1990, o controle da Mini passou para a Rover, depois comprada pela BMW. Em 1999, a Rover foi vendida e a produção encerrada no fim de 2000. Em 2001, a BMW lançou uma versão repaginada, mas sem perder o estilo da primeira geração.

Curiosidades sobre o Mini

  • O Mini inglês fez muito sucesso no Japão. Nos anos 90, o modelo E.R.A. Mini Turbo era o queridinho lá sendo considerado um ícone retrô.
  • John Cooper, o lendário mecânico que envenenou o Mini para as corridas, além de colocar a Inglaterra na história da Fórmula 1, faleceu no mesmo ano em que o Mini original parou de ser fabricado, em 2000.
  • O ícone da comédia britânica, Mr. Bean, arrancou risadas de muita gente junto ao seu Mini amarelo de 1976.
  • A ideia e o design do Mini veio da British Motor Corporation.
  • 2000: No dia 4 de Novembro sai da linha de produção o último Mini. No dia 24 de Dezembro faleceu John Cooper.
  • O nome “Cooper”, que segue até hoje em alguns modelos, veio de John Cooper, mecânico de carros de corrida que envenenou os Mini ‘s que foram para as corridas. De 1964 a 1967, o modelo foi uma surpresa no mundo todo, vencendo três disputas do rali de Monte Carlo em sequência.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Preencha seu nome aqui

Exit mobile version