Fique atento aos Plugs e Tomadas do Reino Unido

0
3089

Fique atento aos plugs e tomadas padrão no Reino Unido.

A voltagem em todo o Reino Unido equivale à 240 volts e frequência é de 50 hertz. O padrão das tomadas na Inglaterra tem três pinos chatos e retangulares, que formam um triângulo – tipo D.

 Essa tomada passou a ser utilizada no Reino Unido por ser considerada o padrão mais seguro do mundo. Outro ponto diferente das tomadas na Inglaterra é que elas são duplas e ainda são acompanhadas de um interruptor de cada lado.

Se o seu equipamento elétrico ou eletrônico corresponder a 220 v, você poderá utilizá-lo. No Brasil, dependendo do local, temos 127v ou 220 v de voltagem e 60 Hz de frequência. Os aparelhos bivolts (110v/220v), como laptops, smartphones, entre outros, também podem ser utilizados no Reino Unido.

Utilizando seus equipamentos e eletrônicos no Reino Unido 

Caso seu equipamento elétrico ou eletrônico seja equivalente a 110v, você poderá precisar de um transformador para voltagem. Se você quiser levar seus aparelhos elétricos e eletrônicos para a Inglaterra, você precisará de um adaptador para a tomada e um transformador para a voltagem, caso seu aparelho não seja auto/bivolt.

Hoje em dia, a maioria dos notebooks e celulares é autovolt (entre 90 e 240 v 50-60Hz), e bivolt (127 ou 220),  mas secadores de cabelo brasileiros de 127 v, por exemplo, podem queimar se ligados diretamente em tomadas de 230 v.

Dicas de segurança:

Não basta encaixar o seu aparelho ou eletrônico na tomada. É preciso pressionar o interruptor e posicioná-lo para o modo ON. Por questões de segurança contra incêndio e para evitar choques, não há tomadas nem interruptores de luz dentro dos banheiros. Por outro lado, se estiver escuro, ele sempre está do lado de fora, na parede ao lado da porta.

Onde encontrar os plugues e adaptadores para usar em UK:

Aqui estão alguns lugares onde você poderá encontrar o adaptador, para o plugue, padrão do Reino Unido: 

  • Aeroporto (no duty-free, também chamado de free shop)
  • Boots (uma “rede de farmácia”, fácil de encontrar, em praticamente toda esquina de Londres)
  • WH Smith (“rede de lojas” de livros, jornais e revistas)
  • PC World (“rede de lojas” de eletrônicos)

O adaptador universal de tomadas também pode ser considerado uma boa opção.

Existe um ótimo site onde você poderá tirar suas dúvidas sobre os diversos tipos de tomadas no mundo que é o: Electrical Outlet. 

Aqui vai uma dica de segurança essencial: Nunca use um aparelho em uma tomada de voltagem diferente, há risco de queimar o seu aparelho e sempre de segurança. 

Porém, hoje em dia a maioria dos eletrônicos já são bivolt, geralmente eles vêm com a indicação de 100-2240v. É importante lembrar que estas informações sobre as tomadas e plugues se referem a um padrão que vigente não somente a cidade de Londres, mas em todo o Reino Unido, que abrange Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Preencha seu nome aqui