Conheça a História e Curiosidades sobre a Universidade de Cambridge

0
1958

Além de estar localizada em uma das cidades mais antigas da Europa, esse é um centro de ensino considerado muito importante para se estudar ou apenas para uma visita.

Liberdade de pensamento e de expressão. Essa é a missão central da University of Cambridge.

Missão da Cambridge:

A missão do ensino na Cambridge:

 Encorajar um espírito questionador;

Oferecer uma ampla diversidade de áreas acadêmicas em todos os principais grupos de temas;

Oferecer qualidade e profundidade em todas as áreas acadêmicas;

Manter uma estreita inter-relação entre ensino, bolsas de estudos e pesquisa;

Apoiar pesquisadores individuais, assim como grupos de pesquisa;

Fornecer residência em Cambridge como parte central da maioria dos cursos;

Proporcionar educação que aumente a capacidade dos estudantes continuarem a aprender ao longo da vida.

Cambridge é uma das cidades estudantis mais antigas do mundo, e oferece uma rica história, além de uma população muito alegre e festiva.

A universidade foi fundada em 1209 e frequentemente é eleita como uma das 5 melhores universidades do mundo.

Foi considerada em 2013 como a melhor universidade do mundo.

É centro administrativo do condado de Cambridgeshire, e fica a 80 km ao norte de Londres. 

Evidências arqueológicas de que os primeiros colonizadores vieram na Era de Bronze, no período romano. Durante o domínio dos Vikings, Cambridge foi um importante centro de negócios. Sua população ultrapassa hoje 100,000 mil pessoas. Cerca de 22 mil são estudantes. 

Já a cidade de Cambridge foi fundada no ano de 875 d.C. Sensacional!

Aqui vai um pouco de conhecimento histórico sobre essa maravilhosa universidade:

É uma escola de ensino superior público;

É a segunda universidade mais antiga ainda em funcionamento do país;

As universidades de Cambridge e Oxford são rivais na aspiração a serem a melhor universidade do Reino Unido;

Cambridge produziu mais vencedores de Prémio Nobel (118 no total) do que qualquer outra universidade do mundo;

Muitos dos homens que mudaram a história da Física obtiveram seus diplomas por Cambridge, incluindo Isaac Newton, James Clerk Maxwell, John Joseph Thomson, Ernest Rutherford, Stephen Hawking e Paul Dirac. Outras personalidades históricas ilustres 

Associadas à universidade incluem o naturalista Charles Darwin, o economista John Maynard Keynes, o filósofo e matemático Bertrand Russell e os matemáticos Andrew Wiles e Alan Turing. 

Um pouquinho sobre eles: 

Charles Darwin (pai da teoria da evolução das espécies), Francis Bacon (criador do método científico), Alan Turing (formulador da teoria da computação) e Ian Wilmut (responsável pela primeira clonagem de mamíferos, a da ovelha Dolly).

Além de:

John Harvard, que mais tarde emigrou para os EUA e fundou a Universidade Harvard; 

Lord Byron, escritor, célebre pela obra Don Juan;

Sylvia Plath, poeta; 

Príncipe Charles, da família real inglesa; 

Douglas Adams, escritor e comediante; 

Vladimir Nabokov, escritor, autor de Lolita;

John Cleese, Eric Idle e Graham Chapman, criadores do grupo de comédia Monty Python; George Mallory, historiador e primeiro homem a escalar o Everest.

Em 2006, Cambridge foi considerada novamente a segunda melhor universidade do mundo de acordo com o Institute of Higher Education, Shanghai Jiao Tong University, atrás apenas da Universidade Harvard nos Estados Unidos;

A Universidade de Cambridge é integrante do grupo Golden Triangle de universidades britânicas de elite, em conjunto com a Universidade de Oxford, University College London, Imperial College London e London School of Economics;

O ano letivo em Cambridge divide-se em três períodos (terms) designados, de acordo com o calendário religioso anglicano, Michaelmas (outubro a dezembro), Lent (janeiro a março), e Easter (abril a junho). Cada período letivo inclui um conjunto de 8 ou 9 semanas denominado full term durante o qual aulas e sessões de supervisões são oferecidas;

E as curiosidades não se encerram por aqui..

A história de Cambridge, de fato, está muito ligada à de Oxford.

Isso porque um incidente ocorrido há muito tempo pode ter sido o motivo da criação da universidade em Cambridge. 

A história é bastante interessante: dois estudantes de Oxford foram condenados à morte pelas autoridades da cidade pela morte de uma mulher, sem consultar as autoridades eclesiásticas.

Em protesto, a Universidade de Oxford suspendeu suas atividades. Com isso, a maioria dos acadêmicos de lá se mudaram para cidades como Paris e Cambridge. Depois que Oxford retomou com suas aulas, vários anos depois, vários ex-alunos permaneceram em Cambridge. E dessa maneira formaram o núcleo da nova universidade. Apesar desse início em 1209, geralmente a fundação de Cambridge é atribuída ao ano de 1231. Isso porque, nesse ano, o rei Henrique III concedeu à universidade a autonomia do ensino. Oxford, por exemplo, só recebeu esse mesmo direito em 1248.

O campus da Universidade de Cambridge é considerado um dos mais bonitos do mundo.

Ao todo, são 31 faculdades autônomas. Lá, elas selecionam seus próprios alunos, sujeitos às regulamentações da universidade, sendo que a maioria admite estudantes de graduação e pós-graduação.

Hoje são mais de 22.000 alunos, sendo cerca de 12.000 na graduação e outros 10.000 na pós, incluindo cerca de 5.500 estudantes internacionais de mais de 100 países.

Fazer um curso de graduação por lá custa entre £ 15.000 e £ 38.000, mais o custo de vida.

A Universidade de Cambridge oferece uma série de bolsas de estudo.

Embora a maioria delas seja voltada para alunos de pós-graduação. No site da universidade, é possível ver opções tanto da própria instituição quanto do governo.

Todos os candidatos, nativos e internacionais, devem fazer a inscrição pelo serviço centralizado de admissões em universidades e faculdades do Reino Unido, o UCAS, até o dia 15 de outubro.

Não menos importante é necessário comprovar proficiência na língua inglesa através dos: IELTS Academic, TOEFL (iBT), Cambridge English: C2 Proficiency ou Cambridge English: C1 Advanced. Mais ou menos 25% dos estudantes são de outros países. Cerca de 100 nacionalidades estão representadas na universidade.

Mesmo se você não for estudar em Cambridge, uma visita nesta universidade repleta de história irá te inspirar com certeza e te fazer sonhar ainda mais alto seja qual for o seu maior sonho ainda a ser realizado.

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Preencha seu nome aqui